sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Sim, é possível amamentar gémeos!

Não queria acreditar....mas sim, foi e está a ser possível amamentar as minhas gémeas! E é tão gratificante! Confesso que já tinha umas latas de leite artificial reservadas na dispensa. Mas até agora, já quase com 6 meses, nunca foi preciso!

Amamentar um bebé pode ser complicado, dois então...nem queria imaginar! Mas a natureza é sábia e se mandou dois bebés ao mesmo tempo, é porque a mãe consegue! A maioria das mães tem leite suficiente para amamentar dois bebés ao mesmo tempo. As dificuldades encontram-se com os horários das mamadas e encontrar as posições correctas. Pois quanto mais a mãe der de mamar mais leite produzirá!

O aleitamento materno não tem nenhuma ligação com o número de crianças amamentadas ou com o tamanho da mama. As mães produzem leite para gémeos, trigémeos ou mais bebés sem precisar de complementar com fórmulas artificiais, embora a amamentação exclusiva requeira tempo e uma boa dose de dedicação.

O aleitamento materno é o método óptimo de alimentação no início de vida. O leite materno é o alimento ideal e nutricionalmente completo. O vínculo que se forma entre Mãe/Filhos é muito forte, reforçando os laços de afectividade.
O leite materno fornece todos os nutrientes que o seu filho precisa nos primeiros 6 meses de vida e continua a ser a maior fonte nutricional durante o resto do primeiro ano de vida.
 
Para além disso, o leite materno contém substâncias protectoras contra infecções, alergias e outras doenças, tais como factores de crescimento, hormonas, imunoglobulinas, e outras.
Os benefícios são maiores quanto maior a duração do aleitamento materno, pelo que quanto mais tempo conseguir dar de mamar melhor. Esses benefícios permanecem muito para além da paragem da amamentação, chegando mesmo à vida adulta.


Mas a decisão de amamentar, se não é difícil de tomar, pode ser difícil de concretizar. Podem existir dificuldades reais em dar de mamar e o apoio e a ajuda dos profissionais de saúde e dos mais próximos são essenciais para que as mães consigam ultrapassá-las.

Por outro lado, a falta de informação e apoio prático, levam a que muitas mães, apesar de todas estas vantagens, não consigam superar as dificuldades com que se deparam no decorrer da amamentação e esta se torne, em vez de um prazer, uma situação desesperante, o que leva ao abandono precoce da amamentação.

Da minha experiência, a força de vontade é essencial e enquanto a mãe e o bebé quiserem tudo se consegue! É verdade que não foi fácil, mas o meu desejo, o apoio e incentivo de todos os amigos e família foi crucial. E é bom pedirmos ajuda! O facto de também já ter amamentado a M. (minha filha nais velha) também ajudou.

No início, com o auxilio de uma almofada de amamentação (que ajuda bastante nos posicionamentos correctos) e oferecendo sempre a mama em horário livre. Nunca fui muito de escrever em livrinhos (apesar do meu marido insistir e de reconhecer que é muito prático para algumas mães). Mas talvez devido à minha descontracção fui amamentando por intuito e quando elas pediam. Oferecendo sempre uma mama para cada bebé ( e alternando a mama) e vendo que elas ficavam satisfeitas.



Estou feliz, porque apesar de saber toda a teoria, pensei que na prática não fosse possível! Mas sim, é!!!

Vejam este site, que aconselho...loove it! 

"O Loove tem como único objectivo mostrar a beleza deste acto de amor. E dar a conhecer os protagonistas destas histórias de amor. Que, como todas as outras verdadeiras histórias de amor, têm muitos começos, momentos complicados e dias bons, mas sempre um final feliz. Loove é isso."

6 comentários:

  1. Muitos parabens e muitas felicidades! É um bom e bonito exemplo para muitas mulheres!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Haverá certamente muito mais a dizer sobre este tema tão maravilhoso que é a amamentação.

      Eliminar
  2. muitos muitos parabens!! agora cada mes é uma vitoria!!
    proxima etapa:12 meses..depois os 18..24..30meses..

    nos chegamos aos 6meses e 12 dias em exclusivo e terminamos atres aos 33meses e 21dias

    com a ajuda certa e ouvidos surdos chegamos onde keremos!!!

    bjs fofos
    lia, didi & pepe 4a+10m

    ResponderEliminar
  3. Voce não sabe como ajudou essa brasileira aqui....
    Tenho uma filhota de 2 anos e 10 meses, amamentada exclusivamente até os 6 meses e de forma complementar até os 2 anos e 4 meses. E descobri semana passada que serei mãe de dois embriões! Estou muito chocada ainda, e uma das primeiras coisas que me deu muita tristeza foi a amamentação. Queria tanto amamentar exclusivamente novamente! Espero conseguir assim como você. Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Oi! Estou gravida de gemeos e quero muito amamenta-los. Vc saberia me dar alguma informacao sobre a almofada de amamentacao? Tem alguma especifica p gemeos? Minapetrocelli@gmail.com. Obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Oi! Estou gravida de gemeos e quero muito amamenta-los. Vc saberia me dar alguma informacao sobre a almofada de amamentacao? Tem alguma especifica p gemeos? Minapetrocelli@gmail.com. Obrigada!

    ResponderEliminar