terça-feira, 12 de novembro de 2013

Continuando o nosso ciclo de entrevistas

Continuando o nosso ciclo de entrevistas, falamos com Madalena Gaspar, que nos deixa aqui um testemunho de alegria e prazer ao contar o seu percurso desde que descobriu que estava grávida de gémeos até aos dias de hoje, revelando que se consegue divertir imenso! E deliciem-se com as fotografias destes gémeos! Uma mãe duplamente abençoada....

1. Quando descobriu que estava grávida de gémeos como foi a sua reacção?
Fiz a primeira ecografia às 5 semanas e só se viu uma bolinha, era uma suposta gravidez "normal".
Mudei de médica ao saber que estava à espera de bebé e na primeira consulta com a nova médica às 8 semanas, voltei a fazer uma ecografia e a médica disse que estava tudo bem com os dois, tudo bem comigo e com o bebé... a médica voltou a dizer que estava tudo bem mas com os dois, são gémeos! Mostrou as duas "bolinhas". Não queria mesmo acreditar e caíram-me logo lágrimas de felicidade e de pânico, tenho gémeos na família, o meu avô era gémeo  da minha tia-avó (coincidência, estou a viver na mesma casa onde nasceram há quase cem anos) e tenho primos gémeos, mas sou das mais novas e últimas a ter filhos, nem me passava pela cabeça que me fosse calhar na rifa. Mas depois foi um excitamento mal saí do consultório.

2. Como decorreu o período de gestação?
Perfeito, uma gravidez santa sem enjoos nem nada. Claro que dormir nos últimos meses era impossível com o tamanho da barriga e tive uma alergia ao calor em que fiquei cheia de borbulhinhas na barriga que davam muita comichão, para me queixar é mesmo só disso. Adorei e tenho imensas saudades dessa fase.

3. Relativamente ao parto, como foi a sua experiência? Quantas semanas tinham os seus gémeos quando nasceram? Precisaram de cuidados especiais?
Foi cesariana marcada às 37 semanas. Correu lindamente! Nasceram com 3,100 e 2,700 Kg.
Tive no Hospital de Cascais e fui muito bem tratada (só para quem possa estar com dúvidas de onde ter, eu gostei muito, mas era acompanhada pela mesma médica no privado durante a gravidez).

4. Teve algum apoio após o nascimento dos gémeos?
Tive muito apoio da minha mãe e da minha irmã e claro de toda a família. Mas com o pai muito presente, quase tanto como eu, o que ajuda muito.
Mas para quem puder ter uma enfermeira no primeiro mês a fazer as noites é dinheiro muito bem gasto de certeza porque o pior dos primeiros meses é mesmo a privação do sono.

5. Optou pelo aleitamento materno? Se sim, até quando e como conseguiu?
Aleitamento materno nos primeiros dois meses e meio mas um deles sempre bebeu suplemento em simultâneo. Foi uma das razões que deixei de mamar porque era muito cansativo e tinha trabalho a duplicar.


6. Como é o seu dia-a-dia enquanto mãe de gémeos?
Estão agora com um ano e dois meses só perto de fazerem um ano é que voltei a ter uma vida "normal". Como foram para a creche por volta dos cinco meses passaram mais tempo em casa doentes do que na escola, as coisas deveriam começar a acalmar nessa fase, mas ter dois bebés constantemente doentes entre febres, tosse, bronquiolites, viroses, conjuntivites, diarreias, etc... voltamos a não ter noites bem dormidas, falta de rotinas e a ansiedade de ter acabado de voltar ao trabalho e ter de faltar para ficar com eles em casa. Mas tudo mudou com a chegada do bom tempo, mesmo tendo ficado desempregada nessa altura (ou talvez também por isso) as coisas voltaram a acalmar, o verão foi óptimo sem doença nenhuma. Voltaram à escola a meio de Setembro e claro que no primeiro mês e meio foram no total cinco dias à escola!
Os dias acabam por ser diferentes dependendo das fases, mas divirto-me imenso quando fico com eles em casa, já não chateiam nada, brincam imenso sozinhos e um com o outro, é muito muito giro.




7. Que conselhos daria a uma mãe de gémeos?

Nos primeiros meses:
- aceitar todas as ajudas;
- dormir, nem que sejam cinco minutos;
- apontar num caderno, ou noutro suporte, as horas das mamadas de cada um, qual dos lados, cocós, remédios se tiverem, etc. Nesses primeiros meses a nossa memória deixa de funcionar e por isso temos de facilitar. O meu caderno foi o meu melhor amigo até aos 5/6 meses;
- descomplicar ao máximo;
- tirar muitas fotografias e filmar, passa a correr e nos primeiros meses acabamos por não aproveitar como devíamos.


Sem comentários:

Enviar um comentário