segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Entrevista a Carmo Leal de Faria, mãe de 3 filhos

Mais uma entrevista fantástica a uma super-mãe com 3 filhos que nos conta a sua aventura quando ficou grávida de gémeos, referindo com todas as suas forças "quem é mãe de gémeos é porque tem estrutura para o ser!!!".
 
1.    Quando descobriu que estava grávida de gémeas como foi a sua reação?
Quando descobri que estava grávida de gémeos fiquei em choque… Demorei uns meses a habituar-me à realidade…

2.    Como decorreu o período de gestação?
Até às 31 semanas correu tudo bem, nessa altura fiquei em repouso absoluto porque tinha muitas contrações e às 32 semanas fiquei internada uma semana para tentar controlar as contrações… acabaram por nascer às 35 semanas.

3.    Relativamente ao parto, como foi a sua experiência? Quantas semanas tinham os seus gémeos quando nasceram? Precisaram de cuidados especiais?
Quanto ao parto, foi de cesariana porque um dos gémeos estava sentado, tinham 35 semanas quando nasceram, o Vasco com 2205 g e a Assunção com 1650 g… O Vasco estava ótimo, mas a Assunção precisou de ajuda de uma máquina para respirar durante umas horas… ficaram os 2 em incubadoras mais uma semana e tiveram alta ao fim de 11 dias.

4.    Teve algum apoio após o nascimento dos gémeos?
Após o nascimento dos gémeos tive uma empregada em casa até eles terem 4 meses, foi a minha salvação!!
Estava sozinha com eles e com a minha filha que na altura tinha 3 anos e ½ porque o meu marido trabalha quase 7 dias da semana e se não tivesse sido essa ajuda não sei como tinha sido…






5.    Optou pelo aleitamento materno? Se sim, até quando e como conseguiu?
Enquanto os gémeos estiveram no hospital praticamente só bebiam leite materno, mas grande parte das vezes por sonda, quando tiveram alta ainda tentei dar leite materno em casa, mas como a Assunção só tinha 1700g quando foi para casa e era preciso controlar quanto leite ela bebia, passei a suplementos, por isso só beberam 15 dias de leite materno.

6.    Como é o seu dia-a-dia enquanto mãe de gémeos?
O meu dia-a-dia como mãe de gémeos é cansativo, mas não o trocava por nada deste mundo!!! Neste momento eles têm 3 anos e ½ e a mais velha 7, os gémeos ficaram em casa comigo até este Setembro e todas as minhas rotinas eram com eles. Agora estão na escola, o que dá algum sossego, o fim do dia é para brincarem, banhos, jantar e cama! Muitos dias da semana faço isso sozinha, mas eles já ajudam! Ao fim de semana estou mesmo sozinha com eles, por isso arranjo formas de nunca ficar em casa! Vamos a sítios ao ar livre, principalmente, onde possam correr e brincar!!



 7.    Que conselhos daria a uma mãe de gémeos?
Conselhos… Não desespere… conseguimos dar a volta a tudo, começamos a dar prioridade a coisas diferentes… Muitas vezes a casa está um pandemónio, mas eles estão a ter a atenção da mãe… brincam entre eles de uma forma comovente!!
Houve uma coisa que uma amiga me disse, quando lhe dei a notícia em pânico de que ia ter gémeos, que me marcou e me dá força até hoje: “Estás preocupada? Não estejas.. Deus nunca nos dá nada que não possamos aguentar…” e tem toda a razão! Quem é mãe de gémeos é porque tem estrutura para o ser!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário